Objetivos
Capacitar profissionais de todas as áreas do conhecimento, na organização de documentos e posterior digitalização.
Preparar o participante para a organização da documentação, com metodologia de organização que atenda a necessidade de localização rápida dos documentos arquivados, preparando a documentação para digitalização e destinação final, após digitalizada.
Apesar do avanço da tecnologia, as empresas ainda guardam um legado gigantesco de documentos, aguardando uma destinação, seja a digitalização ou o descarte de acordo com a legislação.
A aplicação de metodologia de organização, é necessária, independente do suporte da informação.
Neste curso, você conhecerá o passo a passo para organizar, digitalizar e eliminar documentos, com segurança, obedecendo prazos legais.
Um projeto de sucesso na implantação da digitalização, passa pelo processo de organizar o arquivo físico, esta é a sua oportunidade de dar o primeiro passo.
Instrutor

Juan Cacio Peixoto
Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo | UFES, com Especialização em Organização de Arquivos | USP.
Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação. Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes segmentos e portes na organização, reestruturação, digitalização e implantação de Arquivo Legal, Jurídico, Recursos Humanos, Fotográfico, Técnico e Administrativo etc.
Carga Horária
12 (doze) horas.
Valor
R$ 750,00 (Pagamento via cartão de crédito, depósito, boleto ou PIX).
Programa
1- Introdução aos estudos de Arquivo
Introdução a Arquivologia e Biblioteconomia
A Informação, o Documento e o Arquivo
Fases do Arquivo: Corrente, Intermediário e Permanente
2- Gestão de Documentos
Conceito. Para que serve?
Objetivos do Programa de Gestão de Documentos
Amparo Legal: Lei, Decreto, Resolução e Portaria
3- Diagnóstico da situação atual/DSA
Situação atual da documentação
Volume de documentos
Métodos de arquivamento
Materiais, equipamentos e mobiliários
4- Planejamento do trabalho
Por onde começar?
Condições necessárias para início do trabalho.
Onde procurar ajuda?
Passo a passo do planejamento.
5- Análise e seleção de documentos
Tipos de documentos e sua classificação
Análise dos assuntos dos documentos
Recuperação da informação
6- Código de Classificação de Documentos
Plano de Classificação de Documentos
Normas do Conselho Nacional de Arquivos / CONARQ – Brasil
Conhecimento das atividades dos órgãos / Departamentos
Levantamento dos itens documentais e sua classificação
7- Elaboração de Tabela de Temporalidade Documental/TTD
Critérios de elaboração da TTD
Comissão Permanente de Avaliação de Documentos / CPAD
Regras do Conselho Nacional de Arquivos/CONARQ – Brasil
Prazo de guarda dos documentos
8- Metodologia de organização
Como, quando e por onde começar?
Definição da metodologia de organização para cada tipo de documento
Arranjo e descrição do documento
Catalogação dos documentos
9- A organização por Departamento/Área/Gerência
Contábil
Fiscal
Recursos Humanos
Medicina do Trabalho
Administrativa
10- Digitalização de documentos
O que é Digitalização de documentos?
Legislação
Por onde começar?
11- Etapas da digitalização
Planejamento
Preparação dos documentos
Digitalização
Controle de qualidade
Indexação
Disponibilização
12- Encerramento e avaliação