Curso Organização e Digitalização de Arquivos e Documentos

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Objetivos

Capacitar profissionais de todas as áreas do conhecimento, na organização de documentos e posterior digitalização.

Preparar o participante para a organização da documentação, com metodologia de organização que atenda a necessidade de localização rápida dos documentos arquivados, preparando a documentação para digitalização e destinação final, após digitalizada.

Apesar do avanço da tecnologia, as empresas ainda guardam um legado gigantesco de documentos, aguardando uma destinação, seja a digitalização ou o descarte de acordo com a legislação.

A aplicação de metodologia de organização, é necessária, independente do suporte da informação.

Neste curso, você conhecerá o passo a passo para organizar, digitalizar e eliminar documentos, com segurança, obedecendo prazos legais.

Um projeto de sucesso na implantação da digitalização, passa pelo processo de organizar o arquivo físico, esta é a sua oportunidade de dar o primeiro passo.

 

Instrutor

Juan Cacio Peixoto

Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo | UFES, com Especialização em Organização de Arquivos | USP.

Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação. Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes segmentos e portes na organização, reestruturação, digitalização e implantação de Arquivo Legal, Jurídico, Recursos Humanos, Fotográfico, Técnico e Administrativo etc.

Carga Horária

12 (doze) horas.

Valor

R$ 750,00 (Pagamento via cartão de crédito, depósito, boleto ou PIX).

Programa

1- Introdução aos estudos de Arquivo
Introdução a Arquivologia e Biblioteconomia
A Informação, o Documento e o Arquivo
Fases do Arquivo: Corrente, Intermediário e Permanente

2- Gestão de Documentos
Conceito. Para que serve?
Objetivos do Programa de Gestão de Documentos
Amparo Legal: Lei, Decreto, Resolução e Portaria

3- Diagnóstico da situação atual/DSA
Situação atual da documentação
Volume de documentos
Métodos de arquivamento
Materiais, equipamentos e mobiliários

4- Planejamento do trabalho
Por onde começar?
Condições necessárias para início do trabalho.
Onde procurar ajuda?
Passo a passo do planejamento.

5- Análise e seleção de documentos
Tipos de documentos e sua classificação
Análise dos assuntos dos documentos
Recuperação da informação

6- Código de Classificação de Documentos
Plano de Classificação de Documentos
Normas do Conselho Nacional de Arquivos / CONARQ – Brasil
Conhecimento das atividades dos órgãos / Departamentos
Levantamento dos itens documentais e sua classificação

7- Elaboração de Tabela de Temporalidade Documental/TTD
Critérios de elaboração da TTD
Comissão Permanente de Avaliação de Documentos / CPAD
Regras do Conselho Nacional de Arquivos/CONARQ – Brasil
Prazo de guarda dos documentos

8- Metodologia de organização
Como, quando e por onde começar?
Definição da metodologia de organização para cada tipo de documento
Arranjo e descrição do documento
Catalogação dos documentos

9- A organização por Departamento/Área/Gerência
Contábil
Fiscal
Recursos Humanos
Medicina do Trabalho
Administrativa

10- Digitalização de documentos
O que é Digitalização de documentos?
Legislação
Por onde começar?

11- Etapas da digitalização
Planejamento
Preparação dos documentos
Digitalização
Controle de qualidade
Indexação
Disponibilização

12- Encerramento e avaliação